Apesar da entrada massiva no mercado de novos porta-contentores, as encomendas não dão sinais de abrandar, sustenta a Alphaliner.
Na última semana, foram 15 os novos navios porta-contentores entregues pelos estaleiros, num total de 80 500 TEU de capacidade de transporte, calcula a Alphaliner.
Desde o início do ano, a consultora conta 246 novos navios entrados no mercado, com uma capacidade agregada de 1,6 milhões de TEU.
Na verdade, nota, as entregas de navios porta-contentores verificadas em 2023 e as previstas para o ano corrente e ainda para 2025 duplicam, ou mesmo triplicam, os valores médios anuais históricos. Mas nem assim, nem pela alta dos preços, nem pelas dúvidas sobre a evolução da procura, as encomendas estão a abrandar.
Até ao momento, foram colocadas este ano encomendas para 64 porta-contentores, o que significa um acréscimo de 543 500 TEU.
A Alphaliner nota, porém, algumas alterações no padrão das encomendas conhecidas. Por um lado, destaca, pararam as contratações de navios Megamax; os maiores encomendados serão quatro Neo-panamax de 14 170 TEU.
Por outro lado, apenas cerca de metade dos navios encomendados (30, para ser mais preciso) têm prevista a instalação de motores dual fuel (24 a metanol e seis a GNL).