A ENIDH, a única instituição de ensino superior portuguesa dedicada à formação na área marítimo-portuária, completa 100 anos a 21 de Maio. As comemorações prolongam-se até Novembro.
“Um século de história dedicado ao mar” é o mote das comemorações do centenário da ENIDH, fundada em 1924, então com a designação de Escola Náutica.
O programa oficial arrancou ontem mesmo, com o lançamento, em parceria com os CTT, de uma emissão filatélica dedicada ao centenário. Haverá uma segunda emissão emissão dedicada aos grandes navios da marinha mercante, a par do lançamento do livro “A Marinha Mercante Portuguesa”.
No calendário de eventos, destacam-se a organização da 1.ª Conferência Internacional sobre Iniciativas Sustentáveis no Sector Marítimo, em Junho, e a realização do Congresso Internacional da Marinha Mercante, em Novembro.
Está também prevista a realização de workshops em conjunto com o COMM – Clube de Oficiais da Marinha Mercante, da regata do centenário e da viagem do navio Santa Maria Manuela, desde Aveiro até La Rochelle.
A inauguração do Centro Internacional de Segurança Marítima, que está a ser construído nas instalações da ENIDH, encerrará as comemorações, a 16 de Novembro.
A ENIDH tem uma experiência consolidada na formação de oficiais da marinha mercante e quadros superiores para o sector marítimo-portuário. Com um acompanhamento de proximidade ao longo de todo o seu período de formação, garante a integração dos alunos no mercado de trabalho – os cursos da ENIDH têm uma elevada empregabilidade, tanto no mercado nacional como internacional – preparando os futuros diplomados para as novas realidades e desafios do sector e promovendo a actualização dos profissionais no activo através de cursos de curta duração e pós-graduações que complementem as formações de base.
“No ano em que a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique comemora os seus 100 anos de existência, reafirmo o compromisso de todos os colaboradores e do corpo docente com a excelência na formação dos oficiais da marinha mercante e outros quadros superiores para áreas afins do sector marítimo e portuário. Estamos fortemente empenhados em continuar a educar e formar os nossos alunos para que prestigiem a nossa Escola e o nosso país em todos os cantos do mundo”, declara Vítor Franco, presidente da ENIDH.
“Continuaremos a traçar a rota marítima com rumo a um futuro que passa, inevitavelmente, pela digitalização crescente dos navios e do negócio do shipping, o que exige novos requisitos de qualificação e formação, bem como pela aposta na sustentabilidade, transição energética e foco na economia azul”, sublinha.