Está lançado o processo para a escolha do Presidente da ENIDH no quadriénio 2022-2025. A eleição acontecerá a 28 de Abril.
O Presidente da ENIDH é o órgão superior de governo e de representação externa da Escola, cabendo-lhe a condução política da mesma, de acordo com os estatutos. Actualmente, o cargo é desempenhado por Luís Filipe Baptista.
De acordo com o calendário eleitoral aprovado na última reunião do Conselho Geral, o prazo para a entrega das candidaturas decorrerá entre 7 e 11 de Março. A lista definida dos candidatos admitidos a sufrágio será conhecida a 12 de Abril.
A eleição do novo Presidente da ENIDH, da responsabilidade do Conselho Geral, será precedida da audição dos candidatos, na véspera do acto eleitoral. O vencedor será anunciado no dia seguinte à votação, isto é, a 29 de Abril.
Podem ser candidatos professores e investigadores da própria ENIDH ou de outras instituições, nacionais ou estrangeiras, de ensino superior ou de investigação, e ondividualidades de reconhecido mérito e experiência profissional relevante.
O Presidente da ENIDH é co-adjuvado por dois vice-presidentes por si escolhidos. Actualmente são Abel Viriato Conde Amorim e Luís Manuel Fernandes Mendonça.