A ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique encerrará no sábado as comemorações do seu centenário com a inauguração do Centro Internacional de Segurança Marítima.
O novo Centro Internacional de Segurança Marítima (CISM) foi construído no campus da ENIDH e proporcionará condições de excelência para a realização de cursos em conformidade com a Convenção STCW – International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers, além de permitir acções de formação, “nas áreas aplicáveis, no âmbito de trabalhos em altura, bem como na vedação de rombos e alagamentos em navios, domínios essenciais à garantia de segurança das funções e atividades desenvolvidas a bordo”, refere a instituição, em comunicado.
>”O CISM será dotado de equipamentos certificados de acordo com os requisitos dos códigos da Organização Marítima Internacional “Fire Safety System Code” e “Life-Saving Appliances”, permitindo, nas ações de formação a ministrar, utilizar equipamentos iguais aos existentes a bordo dos navios”, acrescenta-se.
No entretanto, a partir de hoje e até sábado decorre a conferência internacional MESIS’24 – Maritime Education, Shipping and Innovation Summit – Navigating the future, uma iniciativa conjunta da ENIDH, da Asssociação dos Armadores da Marinha de Comércio e da Platform Zero, que reúne especialistas da indústria marítima nacionais e internacionais.
“O objectivo da Conferência é a partilha de opiniões e conhecimento ao mais alto nível de especialistas nacionais e internacionais nas temáticas emergentes neste sector, nomeadamente, os combustíveis alternativos, digitalização, eficiência do transporte marítimo, eficiência energética, sustentabilidade, novas necessidades de formação e certificação para o sector marítimo-portuário”, justificou João Frade, vice-presidente da ENIDH, citado no comunicado.