A Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) quer avançar com a construção do Centro Internacional de Segurança Marítima, para estar pronto no último trimestre do próximo ano.
Foi já publicado em Diário da República o anúncio do concurso para a empreitada de concepção-construção do Centro Internacional de Segurança Marítima (CISM), promovido pela ENIDH.
O valor-base da empreitada é de 3,25 milhões de euros (+IVA). O investimento será integralmente suportado pelo PRR, no âmbito do programa Blue Hub School, anuncia a ENIDH.
Trinta dias é o prazo para a apresentação de propostas. E 485 dias é o prazo previsto para a realização dos trabalhos.
De acordo com a informação disponibilizada pela ENIDH a propósito, o CISM “será uma infra-estrutura para formação prática de cursos em conformidade com a Convenção STCW (International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers) e respectivo Código, que estabelece as Normas de Formação, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos, nomeadamente no capítulo 6 – Funções de emergência, segurança no trabalho, proteção, assistência médica e sobrevivência”.
Mas não só. A nova infra-estrutura a ser edificada no campus da ENIDH, em Oeiras, servirá igualmente para a formação prática de segurança marítima para todo os tripulantes de navios de pesca, conforme a Convenção STCW-F.
Naturalmente, todos os equipamentos do CISM serão certificados de acordo com os requisitos dos códigos da IMO “Fire Safety System Code” e “Life-Saving Appliances”, tal como os utilizados nos navios.