Desde ontem, 1 de Março, as autoridades de Port State Control podem deter os navios que transportem combustível com mais de 0,5% de enxofre e sem scrubbers.
“Desde a introdução da IMO 2020, a 1 de Janeiro, os navios receberam um ‘período de carência’ enquanto a indústria fazia a transição para o combustível com baixo teor de enxofre. [Desde 1 de Março] esse não será mais o caso. Qualquer navio encontrado em não conformidade enfrenta a possibilidade de fortes multas e até de apreensão”, afirma, em comunicado, o secretário-geral da ICS, Guy Platten.
Os principais regimes de Port State Control, incluindo o Paris MoU (de que Portugal é membro) e o Tokyo MoU, e a Guarda Costeira dos Estados Unidos deixaram claro que farão cumprir rigorosamente as novas regras.
Acresce que a partir de agora as autoridades não têm de fazer prova da utilização do combustível com teor de enxofre superior aos 0,5% impostos pela IMO. Basta demonstrar a existência desse combustível a bordo de navios que não tenham scrubbers instalados.