O diferencial de preço entre os combustíveis com alto teor de enxofre (HFSO) e muito baixo teor de enxofre (VLSFO) em Roterdão está no mínimo do ano.
O Hi5, que é como o diferencial dos dois combustíveis navais (com muito e pouco teor de enxofre) é denominado na indústria, caiu em Roterdão para a casa dos 34 dólares por tonelada, um décimo do registado no inicio de 2020, depois de ter baixado da fasquia dos 50 dólares pela primeira vez no início da semana.
Mas o caso do porto holandês não é único. Com efeito, o Hi5 médio está a diminuir nos 20 principais portos de bunkering do mundo, conforme aponta a Ship & Bunker, que relata um diferencial de 55 dólares por tonelada, muito distante do pico de 343 dólares registado no final da primeira semana de Janeiro último.
A dramática queda nos preços do VLSFO, combinada com a perspectiva cada vez pior da economia mundial ao longo das últimas semanas devido à pandemia de Covid-19, viu muitos armadores adiarem projectos de instalação de scrubbers nos seus navios.
De acordo com dados da Clarkson Research Services, 14,9% da frota marítima global (em termos de tonelagem bruta) estava, a 3 de Abril, equipada com um scrubber.