As companhias de transporte marítimo de contentores estão a reforçar a oferta de capacidade para a época alta, com isso reduzindo a frota “ancorada” para mínimos de dois anos, de acordo com a Alphaliner.
A consultora indica que a frota inactiva era, a 21 de Agosto, de 151 navios com capacidade conjunta de 377 925 TEU, menos 94 mil TEU do que 14 dias antes. Os navios inactivos a 21 de Agosto representavam apenas 1,8% da frota mundial e incluía porta-contentores na “fila” para desmantelamento.
A Alphaliner atribui o pico na actividade de fretamento à “procura flutuante em todas as rotas, incluindo as Norte-Sul”.
Com efeito, no presente não haverá navios de 12 000 e mais TEU disponíveis e a maioria dos seis disponíveis na faixa de 7 500-11 999 TEU deverá, de acordo com a consultora, ser reactivada nas próximas semanas. Até os Panamax de 4 000 TEU estão a ter procura para serviços entre a Ásia e a África Ocidental.
A casa parisiense prevê que a procura permaneça forte em Setembro, antes dos feriados nacionais chineses na primeira semana de Outubro.
Mais desmantelamentos
Entretanto, após um mergulho na actividade nos últimos meses, o mercado de demolição de navios está a ter uma subida rápida. De acordo com os dados mais recentes da corretora de navios britânica Braemar ACM, o total de desmantelamentos este ano está nos 345 000 teu e 118 embarcações. Este número compara com 102 navios e 350 000 TEU no mesmo período de 2016.