A Associação Europeia de Transporte Ferroviário de Mercadorias (ERFA) solicitou à nova Comissão Europeia que modernize as orientações comunitárias sobre os auxílios estatais às companhias de transporte ferroviário.
A ERFA justifica o pedido com os desenvolvimentos verificados nos 11 anos já decorridos desde a criação das directrizes actuais.
A ERFA defende ser necessário esclarecer quando é que o financiamento pode ser permitido para o material circulante, ou para a modernização e reestruturação das divisões de mercadorias das companhias ferroviários tradicionais, ou para permitir ao financiamento público ter um papel mais importante na implementação do ERTMS e de medidas de redução de ruído.
“As orientações existentes foram criadas num momento muito específico, com um contexto específico, conforme claramente indicado nas próprias directrizes, e é preciso aceitar que esse momento já passou”, afirmou, citado pela imprensa internacional, o secretário-geral da ERFA, Conor Feighan.
“É, por isso, essencial que haja uma revisão, no sentido de termos um quadro que atenda às necessidades do sector europeu de transporte ferroviário de mercadorias como um todo”, acrescentou.