O desfasamento entre a capacidade de transporte acrescida e a falta de contentores disponíveis poderá acelerar a rotação das caixas, criando problemas à cadeia logística e, erm última análise, aos carregadores.
Nunca como agora terá havido tantos e tão poucos contentores. Desde 2000, a frota mundial de contentores terá duplicado, de 15 milhões para 30 milhões de TEU. Todavia, se no início da década havia três contentores para cada lugar disponível na frota de porta-contentores, no final do ano corrente essa relação deverá ficar-se pelos 1,99 TEU, de acordo com as previsões da Alphaliner.
Desta vez, a escassez de contentores no mercado mundial não é resultante do cancelamento de encomendas e até do fecho de fábricas daqueles equipamentos, como aconteceu em 2009. Desta feita, a culpa é do rápido crescimento da oferta de capacidade, que deverá superar os 15 milhões de TEU no final deste ano (em 2000, ficava-se pelos cinco milhões de TEU).
Na primeira metade do ano passado também houve falta de contentores no mercado, porque nem as fábricas nem os transportadores estavam preparados para uma tão rápida recuperação do transporte marítimo de contentores. A situação estabilizou no segundo semestre.
Agora o problema coloca-se de novo, diz a Alphaliner, porque a capacidade da frota mundial de navios porta-contentores não pára de aumentar, e os fabricantes não conseguem acompanhar o ritmo, mas também porque os preços dos contentores novos desencorajam as encomendas.
Será, por isso, de esperar, avisam os analistas parisienses, que os transportadores tentem acelerar a reposição dos contentores, devolvendo-os aos seus pontos de origem, para de novo os encherem. Isso será particularmente assim nos tráfegos entre o Extremo Oriente e a Europa, e entre a Ásia e os EUA, onde é mais notório o desequilíbrio nas cargas westbound-eastbound.
A escassez de contentores colocará, por isso, maior pressão sobre os operadores logísticos e os carregadores, que mais depressa terão de esvaziar/carregar os contentores e devolvê-los aos seus pontos de origem.