Cerca de 200 profissionais de transportes e logísticas nacionais participaram já nos cursos da Escola Europeia de Short Sea Shipping. O próximo, o quinto, realizar-se-á entre 11 e 14 de Junho próximo.
Uma vez mais, a Escola Europeia de Barcelona, a APTMCD e o IPTM juntam esforços para promoverem o curso “Motorways of Sea Sea Training”, a realizar-se a bordo de um dos navios da Grimaldi que assegura a ligação entre Barcelona e Civitavecchia.
O curso destina-se a transportadores rodoviários de mercadorias, operadores logísticos e transitários, importadores e exportadores potenciais utilizadores dos serviços das AEM. O objectivo é familiarizá-los com a aplicação prática do conceito das AEM e levá-los a testarem, simulando-a, os benefícios da integração das AEM nas cadeias logísticas.
Para isso, os “alunos” tomarão contacto com as principais operações relativas à carga a bordo, visitarão os portos de Barcelona e de Civitavecchia e terão aulas teóricas e práticas, ministradas por Eduard Rodés (2E3S), João Soares e António Belmar da Costa, entre outros.
O curso decorrerá entre 11 e 14 de Junho, com partida e chegada a Barcelona. O custo da participação é de 350 euros por participante. O custo da deslocação entre Portugal e Barcelona e volta é co-financiado em 50% pela União Europeia até ao montante de 125 euros por participante.
O número de participantes é limitado a 50 “alunos”. Os interessados deverão contactar a APTMCD ou o IPTM.