Espanha propõe-se investir 125 milhões de euros, num prazo de cinco anos, para incentivar a transferência de cargas para a ferrovia. Os transportadores rodoviários contestam.
A criação do “Ferrobonus” integra-se no Plano de Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Mercadorias 2018-2023 apresentado pelo ministro do Fomento. Os apoios a conceder serão divididos entre o gestor da infra-estrutura, os operadores ferroviários e os operadores logísticos intermodais.
A cada ano haverá 25 milhões de euros disponíveis (repartidos em tranches de 2,5, 11,25 e 11.25 milhões para aqueles três tipos de stakeholders). O apoio a conceder será de 2,25 euros por tonelada-km. À parta os tráfegos existentes poderão também beneficiar do apoio, mas ainda falta detalhar como será implementado o sistema, que terá ainda de ser aprovado por Bruxelas.
O anúncio do ministro do Fomento, Iñigo de la Serna, foi logo contestado pelos transportadores rodoviários, que acusam o governo de utilizar o dinheiro dos impostos de todos os espanhóis para financiar o meio de transporte mais ineficaz. Em Espanha, a quota da ferrovia no transporte de mercadorias ronda os 5%, muito abaixo da média de 17% na UE.
Do lado do Executivo argumenta-se que os apoios a conceder representarão apenas 50% dos custos externos que serão evitados com a transferência de cargas entre modos.
Renfe Mercancias com mais locomotivas…
O Plano de Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Mercadorias passa também pela Renfe Mercancias. Que deverá prosseguir o plano de reestruturação em curso para dar lucros já em 2019.
No que toca ao material circulante, o Plano prevê um investimento de mais de 100 milhões de euros na compra de entre 30 e 45 locomotivas, das quais 15 serão híbridas, a partir de 2018.
O objectivo é responder ao esperado aumento da actividade, ao crescimento da rede de Alta Velocidade e da sua ligação com a rede convencional e à expansão da rede electrificada, para além da melhoria da performance das composições de mercadorias.
Actualmente, a Renfe Mercancias opera com uma frota 329 locomotivas e tractoras, das quais deverão ser alienadas 72.
… e um parceiro privado
O processo de escolha de um parceiro privado para a Renfe Mercancias dará hoje mais um passo, com o governo espanhol a lançar o concurso para a escolha do assessor para a operação, mas só deverá ficar concluído em Setembro de 2019.
Ao longo do próximo ano será feita a avaliação da empresa e em 2019 tratar-se-á de escolher o privado. Que poderá ser outro operador ferroviário, um operador logístico ou mesmo uma companhia de navegação, avançou o ministro do Fomento.
Certo é que o parceiro ficará com 50% da nova sociedade.