Em Espanha, a Adif prossegue com as obras de construção da linha AV Madrid-Badajoz, enquanto a ministra do Fomento garantiu ao presidente do Eixo Atlântico o empenho na ligação Porto-Vigo.
Na Extremadura, foram dadas por concluídas as obras de construção da plataforma da futura linha de Alta Velocidade, entre Mérida e Badajoz, numa distância de 36,2 quilómetros.
A maior parte do trajecto é feita ao lado da actual linha de bitola ibérica que liga Ciiudad Real a Badajoz, tendo sido aproveitada a empreitada para fazer algumas melhorias naquela via.
A construção da plataforma onde assentarão os carris e demais estruturas implicou já a construção de inúmeras obras de arte, com destaque para um viaduto de 130 metros de extensão sobre o rio Alcazaba.
A linha AV Madrid-Badajoz terá uma extensão de cerca de 450 quilómetros, estando projectada para ser construída em via dupla, em bitola europeia, para velocidades máximas de 350 km/hora e para tráfego misto (passageiros e mercadorias).
Na província da Extremadura, estão em obras uma dezena de subtroços (metade do total), numa distância total de cerca de 100 quilómetros.
A Norte, a ministra do Fomento, Ana Pastor, encontrou-se com o presidente do Eixo Atlântico, e presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e garantiu-lhe o empenho do governo de Madrid na concretização da ligação ferroviária entre Porto e Vigo, nos moldes acordados na última cimeira ibérica.
José Maria Costa classificou de “extraordinariamente positiva” a reunião com a ministra espanhola, pela sintonia de pontos de vista verificada. Mas continua a não haver um calendário para a transformação da ligação ferroviária do Norte à Galiza.