A primeira convocatória para a atribuição de incentivos à transferência das cargas, da rodovia para o transporte marítimo, deverá ser lançada em breve pelo governo espanhol.
Anunciado em Maio, o plano espanhol de fomento da opção pelo shortsea, em alternativa ao transporte rodoviário, deu agora mais um passo com a divulgação dos operadores marítimos escolhidos para serem parceiros do projecto.
Brittany Ferries Bilbao, Suardíaz Atlántica, Flota Suardíaz, CLDN Ro-ro, Grimaldi Euromed e Finnlines candidataram-se e foram aceites. De fora ficou apenas a Trasmed, por alegadamente não ter apresentado serviços elegíveis para os apoios.
Os serviços elegíveis têm de utilizar navios ro-ro, con-ro ou ro-pax, ligar portos espanhóis (na origem ou destino) a portos de outros estados-membros, serem regulares (cm uma frequência mínima ainda a determinar) e cobrirem um trajecto para o qual exista uma alternativa rodoviária.
Os incentivos serão concedidos directamente aos transportadores rodoviários de mercadorias que optem por fazer embarcar as suas cargas nos serviços elegíveis e serão calculados em função da redução dos custos externos associados ao transporte.
A primeira convocatória deverá ser lançada em breve, para terminar em Março do próximo ano.
O orçamento disponível é de 60 milhões de euros, distribuídos igualmente pelos três anos de duração do programa.