Os transportadores estrangeiros a operar em Espanha vão também beneficiar do apoio de 20 cêntimos/litro de combustível. A Fenadismer contesta.
O Parlamento espanhol aprovou ontem, por iniciativa do governo, o alargamento da bonificação dos combustíveis aos camiões de transportadores estrangeiros a operarem em Espanha.
A decisão tem efeitos retroactivos a Janeiro, o que significa que os transportadores estrangeiros poderão receber 20 cêntimos por litro de todos os abastecimentos feitos em Espanha desde o início do ano.
O apoio de 20 cêntimos por litro de combustível aos transportadores rodoviários de mercadorias consta do Pacote de Ajudas negociado entre o governo de Madrid e as associações de transportadores, aprovado em Dezembro do ano passado e para vigorar no primeiro semestre do ano corrente.
Para Fenadismer, o alargamento da ajuda aos transportadores estrangeiros agrava as condições de concorrência desleal que os transportadores espanhóis vêm sofrendo nos últimos anos por parte de empresas estrangeiros, especialmente oriundas da Europa de Leste, em alguns casos, acusa, empresas fantasma, propriedade de espanhóis, que para ali deslocaram as suas frotas para beneficiarem de menos custos laborais e fiscais.
Em comunicado, a associação de transportadores espanhóis sustena que “quase 40%” dos transportes com origem/destino em Espanha é realizado por empresas da Polónia, Lituânia, Portugal, Bulgária e Roménia, que “com a nova medida aprovada serão beneficiadas com dinheiro proveniente do erário público espanhol”.