O governo espanhol vai colocar em marcha, durante um período experimental, o sistema de bonificação de 50% do custo das portagens nas auto-estradas alternativas a estradas nacionais congestionadas.

Espanha - Estradas

A utilização dessas auto-estradas pelos transportadores de mercadorias será, no entanto, voluntária.

O plano inicial de Madrid era, recorde-se, proibir os camiões de circularem em 1 300 quilómetros de 16 estradas nacionais de faixa única, obrigando-os a utilizarem as auto-estradas.

De acordo com a ministra do Fomento espanhol, Ana Pastor, os transportadores aceitaram a bonificação de metade do valor das portagens, mas defendiam que ela fosse a 100%. “O pagamento total [pelo Estado] representaria milhares e milhares de milhões de euros que nós espanhóis não temos”, referiu a governante aos jornalistas, à margem de uma visita a obras rodoviárias.

A Confederação Espanhola de Transporte de Mercadorias congratulou-se com o recuo do governo em substituir a proibição de circulação em determinadas estradas nacionais pelo incentivo ao uso de auto-estradas.

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