O governo espanhol confirmou há dias a atribuição de 26,1 milhões de euros de incentivos à ferrovia. A Medway foi uma das beneficiárias. As próximas candidaturas arrancam a 1 de Janeiro.
Os incentivos agora confirmados foram inicialmente anunciados em Outubro passado. Os 21,6 milhões de euros (acima dos 25 milhões de euros inicialmente previstos) beneficiam oito operadores de transporte ferroviário de mercadorias no país vizinho, em função dos volumes transportados e da performance ambiental.
A Renfe Mercadorias, líder no mercado, recebe praticamente metade do montante atribuído. A Medway, por seu turno, receberá 1,4 milhões de euros.
Os incentivos visam, de acordo o Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, consolidar a integração do transporte ferroviário nas cadeias multimodais, ajudar à melhoria da oferta dos serviços de transporte ferroviário de mercadorias (aumentando o seu número ou reduzindo o seu preço, por exemplo) e melhorar o desempenho ambiental do transporte ferroviário de mercadorias (favorecendo, por exemplo, a utilização de tracção eléctrica).
A segunda chamada deste programa já foi anunciada em Junho passado. O período de candidaturas decorrerá entre 1 de Janeiro e 1 de Abril de 2024. Para o efeito serão considerados os transportes realizados ao longo de todo o ano corrente. O orçamento anunciado é de novo 25 milhões de euros, podendo ser aumentado caso as candidaturas o justifiquem, anuncia o Executivo espanhol.
Uma terceira chamada está prevista, ainda com 25 milhões de euros, aplicável aos transportes a realizar ao longo de todo o ano próximo.
O financiamento do plano de eco-incentivos ao transporte ferroviário de mercadorias é financiado pelo PRR espanhol.