Espanha tem activas oito Auto-estradas do Mar (AEM), mais duas que no final de 2021, de acordo com o Observatório Estatístico do SPC Spain relativo ao primeiro semestre.
As oito AEM são operadas por cinco companhias, com 26 navios alocados, e ligando 12 portos internacionais, refere o SPC Spain.
Na fachada atlântica contam-se quatro AEM, mais uma que no ano passado, operadas por três empresas (também mais uma), ligando cinco portos (mais um) com um total de 13 navios (mais cinco).
Dos quatro serviços existentes, dois ligam Espanha ao Reino Unido, outro a França e outro à Bélgica.
Já no Mediterrâneo, mantêm-se as duas operadoras de 2021, mas agora com mais um serviço, num total de quatro, ligando a mais dois portos (são agora sete) e com uma frota de 13 navios (mais três).
No Mediterrâneo, três AEM ligam Espanha a Itália e uma liga a Marrocos.
Em termos de oferta de capacidade, o SPC Spain destaca o salto de 83,8% verificado na fachada atlântica, onde se passou de 371,1 para 682 mil metros lineares. Ao invés, na fachada mediterrânica verificou-se uma quebra de 2,7%, mas aí são outras as ordens de grandeza, tendo-se passado de 2,2 para 2,1 milhões de metros lineares.