Os interessados em retomar a Auto-Estradas do Mar entre Gijon e Nantes St. Nazaire têm até 8 de Setembro para se candidatarem.

AEM Gijon-Nantes

Os governos de Espanha e França acabam de lançar um novo processo de manifestações de interesse para relançar o serviço que durante quatro anos, entre Setembro de 2010 e Setembro de 2014, ligou os portos de Gijon e de Montoir.

Os potenciais interessados terão de apresentar uma proposta detalhada sobre o tipo de serviço que se propõem desenvolver, sobre os custos e preços previstos, e sobre as alterações de contexto necessárias à viabilização da operação.

Para elaboração das suas propostas, os potenciais interessados têm à disposição dados disponibilizados pela GLD Atlantique sobre a operação da AEM. E também deverão considerar o compromisso de redução de custos portuários, na ordem dos 22%, com que comprometeram ambas as comunidades portuárias.

Recorde-se que a GLD Atlantique suspendeu o serviço quando terminou o prazo dos apoios nacionais e comunitários, invocando a sua incapacidade para assumir perdas acumuladas de seis milhões de euros.

Até ao momento apenas a Transportes Riva concretizou uma proposta de retomar a AEM.

Agora com o prazo de candidaturas até 8 de Setembro, tudo indica que não será já este ano que a AEM Gijon-Nantes será relançada. Se alguma vez o for.

 

Comments are closed.