Quarta-feira, Maio 14, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Espanha “falha” nos incentivos ao short sea

por T&N
24/04/2025
em Shortsea
0
Espanha "falha" nos incentivos ao short sea
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A segunda chamada para a concessão de incentivos ao short sea shipping em Espanha revelou-se um fracasso, com a atribuição de apenas 8,6% da verba disponível.

De acordo com a decisão provisória tornada pública pelo Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável do país vizinho, apenas 15 empresas beneficiarão dos incentivos à utilização de serviços de short sea, indo receber 1,72 milhões de euros. O orçamento disponível era de 20 milhões.

Os resultados agora conhecidos são, assim, ainda piores que os da primeira chamada, quando apenas foram atribuídos 6,8 milhões de euros a 43 candidatos. Na altura pensou-se que a novidade justificava a pouca adesão.

Lertambém

GNV encomenda mais quatro ro-pax para o Mediterrâneo

GNV encomenda mais quatro ro-pax para o Mediterrâneo

07/05/2025
Grimaldi encomenda 9 ro-pax "metanol ready"

Grimaldi encomenda 9 ro-pax “metanol ready”

09/04/2025

A SMET será a maior beneificiária desta segunda chamada, devendo receber cerca de 700 mil euros de incentivos. Seguem-se-lhe a Codognotto Italia (372 mil euros), a Monfort Logistics (259 mil) e a Transportes Gorgori (205 mil).

Segundo a informação disponibilizada pelo ministério espanhol, foram apoiados mais de 27 mil embarques, ocorridos entre 29 de Abril de 2023 e 31 de Março de 2024, num dos 14 serviços se short sea previamente seleccionados, no Mediterrâneo e no Arco Atlântico.

De fora dos incentivos ficaram perto de quatro dezenas de candidatos, afastados por questões técnicas e financeiras. Entre eles avultam operadores como a Ewals Crgo, Transitalia, LKW Walter ou CLdN Cargo.

Decorre entretanto o terceiro período de candidaturas aos incentivos ao short sea. Em princípio, esta será a última convocatória, mas é provável que o programa seja continuado, até porque o orçamento disponível está longe de esgotado.

Os incentivos são calculados na base dos custos externos evitados em território espanhol, sempre que um transportador ou operador logístico opta por um serviços previamente seleccionados, de ligação de um porto espanhol a um porto da UE, em alternativa ao percurso rodoviário.

Notícias Relacionadas

Espanha "falha" nos incentivos ao short sea
Shortsea

Espanha relança eco-incentivos ao short sea

03/04/2025
Governo contrata mais 389 autocarros eléctricos
Mobilidade

Governo contrata mais 389 autocarros eléctricos

03/04/2025
Governo contrata mais 389 autocarros eléctricos
Mobilidade

Monção vai ter autocarros eléctricos

31/03/2025
A seguir
SPC – SERVIÇO PORTUGUÊS DE CONTENTORES

SPC - SERVIÇO PORTUGUÊS DE CONTENTORES

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Espanhóis reclamam agência para a intermodalidade

Espanhóis reclamam agência para a intermodalidade

14/05/2025
Moldtrans prevê chegar aos 160 milhões de euros

Moldtrans prevê chegar aos 160 milhões de euros

14/05/2025
Greves: nem ruído, nem silêncio

Greves: nem ruído, nem silêncio

14/05/2025
Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

13/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados