A segunda chamada para a concessão de incentivos ao short sea shipping em Espanha revelou-se um fracasso, com a atribuição de apenas 8,6% da verba disponível.
De acordo com a decisão provisória tornada pública pelo Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável do país vizinho, apenas 15 empresas beneficiarão dos incentivos à utilização de serviços de short sea, indo receber 1,72 milhões de euros. O orçamento disponível era de 20 milhões.
Os resultados agora conhecidos são, assim, ainda piores que os da primeira chamada, quando apenas foram atribuídos 6,8 milhões de euros a 43 candidatos. Na altura pensou-se que a novidade justificava a pouca adesão.
A SMET será a maior beneificiária desta segunda chamada, devendo receber cerca de 700 mil euros de incentivos. Seguem-se-lhe a Codognotto Italia (372 mil euros), a Monfort Logistics (259 mil) e a Transportes Gorgori (205 mil).
Segundo a informação disponibilizada pelo ministério espanhol, foram apoiados mais de 27 mil embarques, ocorridos entre 29 de Abril de 2023 e 31 de Março de 2024, num dos 14 serviços se short sea previamente seleccionados, no Mediterrâneo e no Arco Atlântico.
De fora dos incentivos ficaram perto de quatro dezenas de candidatos, afastados por questões técnicas e financeiras. Entre eles avultam operadores como a Ewals Crgo, Transitalia, LKW Walter ou CLdN Cargo.
Decorre entretanto o terceiro período de candidaturas aos incentivos ao short sea. Em princípio, esta será a última convocatória, mas é provável que o programa seja continuado, até porque o orçamento disponível está longe de esgotado.
Os incentivos são calculados na base dos custos externos evitados em território espanhol, sempre que um transportador ou operador logístico opta por um serviços previamente seleccionados, de ligação de um porto espanhol a um porto da UE, em alternativa ao percurso rodoviário.