O governo espanhol aprovou 26,1 milhões de euros de incentivos aos operadores de transporte ferroviário de mercadorias.
Já são conhecidos os resultados da primeira chamada para a concessão de eco-incentivos ao transporte ferroviário de mercadorias promovida por Espanha no âmbito do PRR. A Ranfe Mercadorias receberá mais de metade (52,4%) do montante disponível.
Os eco-incentivos são calculados na base das toneladas-km realizadas e do desempenho ambiental dos transportes (dependendo, por exemplo, da utiliozação locomotivas eléctricas ou diesel). A primeira convocatória foi anunciada em Abril passada e cobriu o período entre Abril e Dezembro de 2022.
O orçamento disponível inicialmente era de 20 milhões de euros, foi entretanto aumentado para 25 milhões, mas a verdade é que as verbas agora atribuídas atingem o montante de 26,1 milhões de euros.
A Renfe Mercadorias, o maior operador do país vizinho, receberá cerca de 13,7 milhões de euros, ou 52,4% do orçamento disponível, e a Captrain España receberá 28,4%.
Seguem-se a grande distância, a Medway (5,5% do montante global), a Transfesa Logistics (5%), a Low Cost Rail, a CSP Logitren,…
Entretanto, em Junho foi lançada nova convocatória, essa para abarcar todo o ano de 2023, também com um orçamento de 25 milhões de euros, e para 2024 anuncia-se mais uma ronda.