A Adif lançou um novo concurso para melhorar a tecnologia dos eixos telescópicos para vagões de mercadorias.
Mesmo se, anos volvidos, ainda não foi possível operar comercialmente vagões de mercadorias dotados de eixos telescópicos, Espanha parece não querer desistir da ideia e dispõe-se a investir mais cerca de cinco milhões de euros em 160 eixos variáveis com melhorias relativamente aos da primeira geração.
Entre as melhorias pretendidas estão a redução do peso do sistema, a redução dos custos de fabricação, o aumento da carga por eixo e a incorporação de tecnologias de verificação remota do estado dos equipamentos.
O actual sistema OGI de eixos telescópicos para vagões de mercadorias decalca, com as necessárias adaptações, o sistema há muito em exploração nos comboios de passageiros, que permite às composições circularem indistintamente em vias de bitola ibérica e bitola europeia, alterando a distância entre os rodados à passagem pelos intercambiadores.
Apesar dos avanços conseguidos na concepção e testagem do sistema, o facto que é a tecnologia ainda não é utilizada comercialmente no transporte de mercadorias.