Os camiões que viajam por La Rioja no eixo Bilbau-Saragoça estão, desde sábado, proibidos de circular na N-232 e obrigados a utilizar a auto-estrada com portagem AP-68 no troço entre Tudela e Zambrana (em ambas as direcções).
O desvio é obrigatório para os pesados de mercadorias da categoria 2. Os veículos desviados usarão as saídas 8 (Zambrana) e 18 (Tudela) da AP-68. Inicialmente, devido à realização de obras em Zambrana, entrarão no entroncamento da AP-68 com a AP-1 (saída 7).
Para compensar o desvio obrigatório, os transportadores beneficiam de um desconto de até 75% no preço da portagem a pagar no troço entre Tudela e Zambrana.
Os custos das bonificações serão suportados pelo Ministério do Fomento e pelo governo de La Rioja.
As autoridades espanholas prevêem que o desvio do tráfego para a auto-estrada retire 1 800 veículos pesados por dia daquele troço da N-232.
O carácter obrigatório da medida está a provocar alguma polémica entre os transportadores, uma vez que o Ministério do Fomento espanhol sempre anuiu a que o desvio dos camiões de estradas nacionais para vias portajadas deveria ser voluntário. Além disso, fica aberta a porta para que outras autoridades regionais implementem medidas semelhantes.