Espanha vai liberalizar o transporte ferroviário nacional de passageiros a partir de 1 de Julho do próximo ano, anunciou hoje o governo aos sindicatos dos trabalhadores do sector.
Com esta medida, Madrid antecipa-se à União Europeia, onde há ainda estados-membros que nem procederam à separação da gestão da infra-estrutura e da operação dos serviços ferroviários.
A liberalização do mercado interno deverá permitir a entrada de operadores privados, concorrente da Renfe, nas ligações de Alta Velocidade. Já nos transportes suburbanos, as Cercanias, deverão surgir concessões, provavelmente seguindo o modelo britânico do “franchise”.
O transporte ferroviário nacional de mercadorias foi liberalizado no país vizinho já em 2005.
Mas os planos do governo de Rajoy para o sector ferroviário, e para a Renfe em particular, não se ficam por aqui. A operadora pública espanhola deverá ser dividida em quatro sociedades anónimas: para os passageiros, para as mercadorias, para a manutenção e para o material circulante.
No arranque, todas as sociedades serão detidas a 100% pela Renfe, mas é intenção do Executivo espanhol abrir o capital a privados. A primeira a ser privatizada deverá ser a Renfe Mercadorias, já no decurso do próximo ano.