Três operadores portuários espanhóis que em Junho abandonaram a Anesco acabam de criar a Associação Estatal de Empresas Operadoras Portuárias (Asoport).

Operadores portuários - Espanha

A nova entidade,  cuja criação já foi publicada no Boletín Oficial del Estado de 30 de Setembro, tem como sócios fundad0res a Pérez Torres Marítima, a Servimad Global e a Ership.

A Anesco, até aqui única associação a representar os operadores portuários no país vizinho, sofreu uma verdadeira sangria em Junho último, no auge da crise resultante da aprovação da nova legislação do trabalho portuário e das greves dos estivadores.

Naquele mês, 40 das 80 entidades que integravam Anesco deixaram a associação, enquanto outros membros, como a Noatum ou a Maersk, chegaram a acordos bilaterais com os estivadores à margem do que fora negociado pela associação patronal.

Tendo em conta essas diferenças, Joaquim Coello, presidente da Anesco à época, apresentou a demissão por sentir-se incapaz de continuar a liderar uma organização ignorada por boa parte de seus próprios membros.

 

 

 

 

 

Comments are closed.