O novo governo espanhol pretende aumentar o “ISP” sobre o gasóleo para igualá-lo ao da gasolina, o que pressupõe uma subida de 9,55 euros por litro, avança o “Expansón”.

O novo governo espanhol pretende aumentar o "ISP" sobre o gasóleo para igualá-lo ao da gasolina.

A medida visará penalizar e desincentivar o uso do gasóleo, numa altura em que continuam a surgir notícias que indicam que aquele combustível polui mais do que a gasolina.

No presente, o imposto espanhol equivalente ao ISP é de 40,25 cêntimos por litro na gasolina e de 30,7 cêntimos no gasóleo. O Executivo liderado pelo socialista Pedro Sánchez calcula que a equiparação de ambos os impostos resultaria numa receita fiscal adicional de 2 140 milhões de euros se fosse feita de uma só vez.

Madrid pretende, porém, implementá-lo “de forma gradual”, segundo fontes próximas de Teresa Ribera, ministra da Transição Ecológica.

“No primeiro ano seriam arrecadados 600 milhões de euros” e assim sucessivamente. Ou seja, a equiparação seria alcançada “em menos de quatro anos”, adiantam as fontes, que revelam que já foi criado no Ministério um grupo de trabalho e que o governo já decidiu avançar.

 

Tags:

Os comentários estão encerrados.