Perante a falta de motoristas profissionais, o governo espanhol lançou uma campanha de promoção da carreira. Os transportadores aplaudem, mas dizem que é preciso mais.
“Plan Reconduce” assim foi baptizada a estratégia montada pelo governo espanhol para tentar contrariar a falta de motoristas profissionais (de passageiros e mercadorias), que se estima possa atingir as 30 mil vagas num prazo de três anos.
No imediato, o plano arranca com um acção promocional – “A estrada sempre tem saídas” – que trata de evidenciar a existência de empregos garantidos para todos quantos queiram abraçar a profissãpo.
Nesse âmbito, foi criada uma página web, onde os potenciais interessados na profissão de motorista podem encontrar as informações necessárias para a sua formação e certificação. Para ajudar à motivação são partilhados testemunhos de motoristas profissionais de passageiros e mercadorias.
A estratégia governamental foi apresentada pelo secretário de Estado dos Transportes ao Comité Nacional de Transporte Rodoviário (CNTC, na sigla em Espanhol).
Os empresários do sector saúdam a iniciativa, mas dizem que é pouco. E insistem, desde logo, na redução dos custos de formação dos candidatos a motoristas, e também na simplificação dos processos burocráticos para contratar profissionais estrangeiros. A possibilidade de atrair para a profissão motoristas das forças armadas em fim de carreira é outra medida alvitrada.