Sexta-feira, Agosto 12, 2022
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Aéreo

Espanha quer encaixar dez mil milhões com Barajas e El Prat

por T&N
18/07/2011
em Aéreo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Os futuros concessionários de Madrid-Barajas e Barcelona-El Prat deverão assumir o controlo pleno dos dois maiores aeroportos espanhóis na Primavera do próximo ano. Já a privatização de 49% da Aena ainda não tem um calendário definido.

Os interessados em ficar com Barajas terão de pagar “à cabeça” um mínimo de 3,7 mil milhões de euros. A que acrescerá uma renda anual de 20% das receitas, num mínimo de 150 milhões de euros em 2012, ou três mil milhões de euros, a preços fixos, ao longo da concessão.

No caso dos interessados no El Prat, o pagamento mínimo inicial é de 1,6 mil milhões de euros, sendo a renda para 2012 fixada em 80 milhões de euros (1,6 mil milhões ao longo de toda a concessão).

Em ambos os casos a concessão será feita por um período de 20 anos, prorrogável por mais cinco. Uma cedência do Governo, que inicialmente apontava para um prazo de 15 anos.

P U B L I C I D A D E

Os futuros concessionários deterão na prática apenas 90,05% da concessão em cada aeroporto, ficando o restante nas mãos da Aena.

Os concursos serão lançados no próximo dia 30. Os vencedores deverão ser conhecidos em Novembro. Haverá um período transitório de três meses após o que a gestão dos dois aeroportos passará exclusivamente para as mãos dos privados.

Ao mesmo tempo o governo de Zapatero aprovou a privatização de até 49% do capital da Aena Aeroportos. O calendário e as modalidades serão aquelas que garantirem o maior encaixe. Há alguns meses, Madrid avaliou aquela posição em 8,9 mil milhões de euros (ou 2,7 mil milhões limpos de passivo).

P U B L I C I D A D E

A título de curiosidade, note-se que as concessões de Barajas e El Prat deverão representar para os cofres de Madrid um encaixe imediato equivalente a sensivelmente metade do que Lisboa espera embolsar com o programa de privatizações acordado com a “troika”.

Notícias Relacionadas

Figueira da Foz com recorde de mercadorias
Marítimo

Figueira da Foz cresce 20% até Julho

12/08/2022
Aveiro renova recorde no primeiro trimestre
Marítimo

Porto de Aveiro cresce 15% em Julho

11/08/2022
Hapag-LLoyd e UASC criam número cinco mundial
Marítimo

Hapag-Lloyd confirma semestre recorde

11/08/2022
A seguir

Fórum do Mar lança fundo de 100 milhões de euros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Figueira da Foz com recorde de mercadorias

Figueira da Foz cresce 20% até Julho

12/08/2022
Aveiro renova recorde no primeiro trimestre

Porto de Aveiro cresce 15% em Julho

11/08/2022
Hapag-LLoyd e UASC criam número cinco mundial

Hapag-Lloyd confirma semestre recorde

11/08/2022
Greve em Gotemburgo ameaça economia sueca

Maersk já é segunda no ranking dos terminais

11/08/2022
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist