O governo espanhol anunciou a terceira (e última) chamada para os eco-incentivos ao transporte ferroviário de mercadorias no ano de 2024.
Desta feita, o orçamento disponível é de 23,5 milhões de euros. No que toca às regras para a concessão dos eco-incentivos, foram introduzidas algumas alterações, nomeadamente para não penalizar os operadores pelos efeitos da recente tempestade Dana (que tornou intransitáveis muitas linhas) e pelos impedimentos resultantes das obras em curso na rede ferroviária do país vizinho.
Do mesmo modo, foram flexibilizados os critérios para calcular o crescimento homólogo dos tráfegos.
Os eco-incentivos tratarão de reflectir as poupanças nos custos externos do transporte de mercadorias conseguidas com a transferência as cargas, da rodovia para a ferrovia, entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro do ano corrente.
O prazo para a apresentação das candidaturas decorrerá entre 1 de Fevereiro e 31 de Março do próximo ano.
A Medway tem sido um dos operadores beneficiários dos eco-incentivos espanhóis, tendo recebido 1,4 milhões de euros na primeira chamada (relativa a 2022) e devendo receber 3,7 milhões de euros na segunda chamada (relativa a 2024).
O programa de eco-incentivos à ferrovia tem uma dotação de 75 milhões de euros, provenientes do PRR espanhol. A chamada agora anunciada será a última, mas os operadores reclamam a manutenção do esquema e o Executivo já deu sinais de que tal poderá verificar-se.