Está aberta a terceira (e última?) convocatória para a atribuição de eco-incentivos à transferência de cargas da rodovia para o short sea, em Espanha.
Podem candidatar-se aos eco-incentivos os transportadores ou operadores logísticos (com sede em qualquer estado-membro da UE) que tenham embarcado camiões rígidos, reboques ou semi-reboques nos navios ro-ro, ro-pax ou con-ro dos serviços previamente seleccionados, entre 8 de Maio do ano passado e 31 de Março último.
Os eco-incentivos são calculados com base nos custos externos evitados com a opção pelo short sea em detrimento da rodovia (por exemplo, congestionamento, contaminação atmosférica, sinistralidade), e também em função do desempenho ambiental dos navios utilizados nos diferentes serviços.
Desta feita, as ligações de short sea abrangidas são em menor número, dada a suspensão de alguns serviços entretanto verificada. A Grimaldi Euromed opera a maioria, juntando-se-lhe a CLdN e a Flota Suardiaz, com um serviço cada.
O valor do eco-incentivo por unidade de transporte elegível varia entre os 26,2 euros (para o Barcelona – Savona) e os 102,8 euros (no Valência – Livorno).
O programa espanhol de eco-incentivos ao short sea foi lançado com um orçamento de 60 milhões de euros (do PRR) para três anos. Esta será, portanto, e em princípio, a última chamada para a atribuição de apoios.
Na primeira convocatória foram atribuídos apenas 6,8 milhões de euros dos 20 milhões disponíveis. A portuguesa TC Cinfães foi uma das beneficiárias. Os resultados da segunda convocatória ainda não foram anunciados.