Já arrancou em Espanha a terceira chamada para a escolha das companhias marítimas, e respectivos serviços, que serão abrangidos pelos incentivos à transferência modal das cargas, da rodovia para o short sea.
Os operadores marítimos interessados têm até ao próximo dia 29 do corrente para candidatarem os respectivos serviços de short sea. Serão condições essenciais a ligação entre um porto espanhol e outro da União Europeia, uma frequência mínima de duas ligações semanais e a existência de uma rota rodoviária alternativa.
De acordo com a informação disponibilizada pelo Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável de Espanha, as companhias escolhidas nas chamadas anteriores poderão voltar a candidatar-se. São os casos da Brittany Ferries, Suardiaz, CLdN RoRo, Grimaldi Euromed e Finnlines.
Finalizado o processo de selecção, será então lançada a convocatória para a concessão de incentivos aos transportadores rodoviários e carregadores para embarcarem os seus camiões. Serão abrangidos os transportes realizados entre 1 de Abril do ano corrente e 31 de Março de 2025.
O orçamento disponível é de 20 milhões de euros (igual às duas chamadas anteriores), financiados pelo PRR do país vizinho. Os incentivos a atribuir terão em conta a redução dos custos externos associados ao transporte rodoviário em território espanhol, ao nível da poluição atmosférica e sonora, ao congestionamento e à sinistralidade.
Os incentivos alocados a cada serviço de short sea dependerão da performance dos navios em termos de capacidade, taxa de utilização média, combustível utilizado, emissões poluentes, etc..
Decorre entretanto o prazo de candidaturas aos incentivos relativos aos tráfegos realizados entre o 1 de Abril de 2023 e 31 de Março próximo, ao abrigo da segunda chamada do programa.