Espanha acaba de lançar a segunda chamada para as companhias marítimas interessadas em participar no esquema de ecoincentivos à transferência modal de cargas para o short sea shipping.
De novo, poderão candidatar-se as companhias que tenham sede na União Europeia e que operem serviços regulares entre pelo menos um porto espanhol e um porto da União Europeia, com pelo menos duas saídas semanais, em trajectos para os quais exista alternativa rodoviária.
As companhias interessadas em participar no esquema terão de candidatar-se até ao próximo dia 27.
Na primeira chamada, realizada ainda no ano passado, foram eleitas a Brittany Ferries, Suardiaz, CLdN RoRo, Grimaldi Euromed e Finnlines, que operam a partir dos portos de Barcelona, Bilbau, Sagunto, Santander, Valência e Vigo para portos na Alemanha, Bélgica, Estónia, Finlândia, França, Irlanda e Itália.
As viagens abrangidas pela primeira chamada terão de decorrer entre 20 de Setembro do ano passado e 31 de Março próximo, com os pedidos de incentivos a poderem ser apresentados a partir de 1 de Abril e até 30 de Junho.
Na segunda chamada, serão abrangidos os tráfegos realizados entre o segundo trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024, inclusive.
Para cada chamada (haverá ainda uma terceira), o orçamento disponível é de 20 milhões de euros, provenientes do PRR espanhol. Os incentivos serão calculados na base dos custos externos evitados em território espanhol.