O novo plano espanhol de apoio à renovação de frotas – Pima Aire 4 – contempla também a compra de pesados de mercadorias e valoriza a utilização de combustíveis alternativos.

De acordo com o novo plano, Espanha está a oferecer 20 mil euros por cada camião movido a gás (GPL, GNC ou GNL) ou bi-fuel gasolina-gás adquirido no âmbito do Plano Pima Aire 4.

O incentivo de 20 mil euros aplica-se à compra de camiões com peso bruto máximo de 18 ou mais toneladas. Para os camiões de menor tonelagem, o apoio é de dez mil euros.

A exemplo do que sucedia nas anteriores versões do Plano Pima Aire, também a compra de viaturas comerciais ligeiras receberá incentivos: mil euros para veículos até 2 500 kg e dois mil euros para veículos acima daquele peso.

Caso as viaturas sejam movidas a gás, o apoio será maior. Para viaturas comerciais até 2 500 kg será de 2 500 euros, a que acrescerão outros mil euros que aportará, via desconto, a marca. Para unidades acima daquele peso bruto, o incentivo previsto pelo governo espanhol é de é de 5 500 euros por veículo, mais dois mil euros que aportará, via desconto, a marca.

O Plano Pima Aire 4 tem um orçamento de 9,6 milhões de euros. Cada transportador não poderá receber mais de 200 mil euros de incentivos no cúmulo de três exercícios consecutivos.

Comments are closed.