Um protótipo de intercambiador entre as bitolas europeia e ibérica compatível com as tecnologias dos fabricantes espanhóis Talgo e CAF está a ser testado pela Adif.
Os testes estão a decorrer na região de Tarragona, num intercambiador instalado na localidade de Roda de Bará, de acordo com a imprensa especializada do país vizinho.
Para além de ser compatível com os dois fabricantes espanhóis (que dominam a tecnologia dos eixos telescópicos), o novo modelo distingue-se pela sua fiabilidade, pelo seu baixo preço e pela redução do espaço necessário à instalação.
Para testar a universalidade do sistema serão feitas múltiplas passagens com uma composição da série S-120, da CAF, e com o comboio-laboratório da Adif, de tecnologia Talgo.
A rede ferroviária espanhola tem em operação 13 intercambiadores, que garantem a conexão entre as redes de Alta Velocidade (de bitola UIC) e convencional (bitola ibérica). Anualmente passam por eles cerca de 24 mil comboios.
Se aprovados, os novos modelos serão aplicados na expansão da conectividade da rede ferroviária espanhola. Mas não só. A grande aposta é mesmo o mercado externo. Nomeadamente Portugal, onde a prazo se colocará a necessidade de ligar as novas linhas de AV e a rede convencional.
A conexão da rede russa com a rede europeia, com ligações a Varsóvia e Berlim, ou a interligação das redes ferroviárias da Letónia, Estónia e Lituânia, e destas à Rússia, são outras oportunidades de negócio.
O próximo passo no desenvolvimento dos intercambiadores será a criação de um equipamento universal a todas as redes europeias, o que dará um importante contributo para o desenvolvimento do mercado único europeu de transporte ferroviário e da interoperabilidade. O processo “Unichanger” está em marcha, envolvendo diversas entidades do país vizinho.