As espanholas Renfe, Gas Natural Fenosa e Enagás estão a preparar um ensaio-piloto de tracção ferroviária com gás natural liquefeito (GNL). Será o primeiro teste na Europa e o primeiro em todo o mundo com comboios de passageiros.

feveutde2400_02

O objectivo do projecto é analisar a viabilidade e vantagens ambientais e económicas da adaptação ao GNL de veículos ferroviários que actualmente recorrem à tracção diesel.

O ensaio será levado a cabo com uma automotora da frota diesel da Feve, num troço de 20 quilómetros entre as estações de Trubia e de Baíña, com extensão a Figaredo, nas Astúrias. Para o teste, o motor diesel da composição será substituído por um a gás natural. Além disso, serão instalados depósitos de GNL e outros elementos necessários ao funcionamento do veículo.

Esta iniciativa enquadra-se na Estratégia desenvolvimento do Veículos Energias Alternativas (VEA) de Espanha 2014-2020. Será coordenada pelo Instituto Cerdà e conta com o apoio do integrador ferroviário ARMF e da empresa de inspecção e certificação Bureau Veritas.

O projecto está, além disso, em linha com o âmbito da aplicação da Directiva 2014/94 relativa à implementação de uma infra-estrutura para os combustíveis alternativos na Europa.

 

 

Comments are closed.