O Porto de Setúbal acaba de  ver reforçada a sua condição de “Ecoport” da ESPO com a atribuição de notas de excelência em distintas avaliações realizadas neste início de ano.

De acordo com o comunicado emitido pela administração portuária, Setúbal recebeu “nota de 100% pelos referenciais do PERS (Port Environmental Review System) e da ISO 14001  (Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente) e, pela primeira vez, o indicador EMAS (EU ECO Management and Audit Scheme) com o valor standard de 98,44%”.

O Porto de Setúbal integra desde 2012 a Rede Europeia de Ecoports da ESPO, que compara e distingue as melhores práticas ambientais a nível portuário, e desde então tem vindo a melhorar os resultados nas auditorias segundo os indicadores PERS e ISO 14001.

O resultado agora alcançado no indicador EMAS “traduz um nível de excelência do Porto de Setúbal no seu desempenho ambiental, no que diz respeito às metodologias de movimentação e armazenagem de mercadorias, à medição da qualidade da água e do ar, ao ordenamento e usos do solo, ao levantamento de questões ambientais significativas, às medidas de prevenção dos ecossistemas e à Relação Porto-Cidade”, destaca a APSS.

Como sempre, foram ainda identificadas oportunidades de melhoria, que a administração portuária se dispõe a estudar e a implementar, em colaboração com a comunidade envolvente, e desde logo com a Câmara Municipal de Setúbal.

 

Os comentários estão encerrados.