Sábado, Abril 1, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Estado corta nas indemnizações compensatórias

por T&N
20/06/2012
em TRANSPORTES
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Os principais operadores públicos de transportes receberão este ano menos 18% do Estado, a título de indemnizações compensatórias. Os cortes nas despesas com os passes “4_14@escola” e “sub23@superior” são muito superiores.

A Carris é quem sofre o maior corte: passa de 56,2 milhões de euros, o valor mais alto atribuído em 2011, para 20,7 milhões. A STCP segue-a de perto, embora a outra dimensão: receberá 10,8 milhões, contra os 18,9 milhões de há um ano.

Menos significativos são os cortes anunciados para a CP – 36,9 milhões, contra 38,2 milhões de euros – e para a Metro do Porto, que receberá 12,2 milhões depois de no ano passado ter encaixado 12,6 milhões de euros.

Contra a corrente, o Metropolitano de Lisboa e a Refer receberão mais de indemnizações compensatórias este ano. À operadora da capital estão destinados 46,6 milhões de euros (44,5 milhões em 2011) e à gestora da infra-estrutura ferroviária 48,7 milhões (44,3 milhões).

O grupo Transtejo/Soflusa tem destinados 8,1 millhões de euros, menos do que os 11,3 milhões de há um ano.

Entre os operadores privados, apenas é contemplado com indemnizações compensatórias a Metro Sul do Tejo, com nove milhões de euros (15 milhões em 2011). O diploma hoje publicado em Diário da República não refere indemnizações compensatórias para os operadores privados de transporte rodoviário de passageiros da Área Metropolitana de Lisboa, ao contrário do que era normal.

Mas onde os cortes são mais significativos é nas despesas previstas com os passes “4_14@escola” e “sub23@superior”. No primeiro caso, o Estado dispõe-se agora a gastar cerca de 17,5 milhões de euros, quando em 2011 despendeu 28,2 milhões. No segundo, as indemnizações a operadores e municípios ficam-se pelos 9,7 milhões, que comparam com os 23,1 milhões de há um ano.

Uma poupança de quase 50% que o gasto de 5,2 milhões com o “passe social+”, relativa a 2011 e 2012, não chega a colocar em causa.

A RTP volta a ser a empresa, pública ou privada, a receber o maior montante do Estado a título de indemnização compensatória. Serão 90 milhões de euros, ainda assim menos do que os 109,5 milhões de há um ano.

Mas nem tudo é mau para os operadores. Pela primeira vez em muitos anos, as indemnizações compensatórias são anunciadas em meados do ano a que dizem respeito, quebrando assim a tradição de serem atribuídas apenas nos últimos dias do exercício.

Notícias Relacionadas

Navios emitem 3,7% do CO2 da UE
Marítimo

e-Metanol aumentará factura do combustível em 340%

31/03/2023
Groundforce: ministro faz queixa do privado
Press Releases

Groundforce renova certificação ISAGO

31/03/2023
“Magalhães” junta Medway e Renfe
Ferroviário

Medway subscreve urgência da aposta na ferrovia

30/03/2023
A seguir

ACP sugere privatizar aeroportos do Porto e Faro antes de Lisboa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Navios emitem 3,7% do CO2 da UE

e-Metanol aumentará factura do combustível em 340%

31/03/2023
Groundforce: ministro faz queixa do privado

Groundforce renova certificação ISAGO

31/03/2023
“Magalhães” junta Medway e Renfe

Medway subscreve urgência da aposta na ferrovia

30/03/2023
Comunidade Portuária de Lisboa aposta no Mediterrâneo

Comunidade Portuária de Lisboa aposta no Mediterrâneo

30/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist