Juntas, a Administração Central e Local deverão aos operadores privados de transporte rodovário de passageiros cerca de 130 milhões de euros. Ainda assim, o fim dos descontos nos passes de estudante e da terceira idade é uma ameaça para as transportadoras.
O fim anunciado dos descontos de 50% nos passes de estudante e da terceira idade colocará em risco de sobrevivência 60 operadores privados de transporte rodoviário de passageiros, alertou a Antrop.
Mais ameaçadas estarão as operadoras do Interior, de regiões de fraca densidade populacional, onde o transporte escolar representa uma fatia substancial da actividade.
E no entanto, de acordo com o presidente da Antrop, as câmaras municipais deverão às empresas transportadoras associadas cerca de 90 milhões de euros. Sendo que a maior parte do valor em dívida reporta, precisamente, ao transporte escolar.
A esses 90 milhões das autarquias haverá que somar os 40 milhões de euros de dívida aos operadores que o actual Governo herdou do anterior, segundo o secretário de Estado dos Transportes. Uma dívida que também terá pesado na decisão de rever os descontos nos passes de estudante e sénior.
A nova fórmula limitará a subsidiação pública dos passes a 25% do seu custo e terá em conta os rendimentos dos utilizadores e dos respectivos agregados, a exemplo do acontecido com os passes sociais.