As autoridades estatais de controlo portuário (“State Port Control”) de 45 países, de cinco continentes, acordaram reforçar, a partir de 2018, as inspecções aos navios incidindo nas emissões poluentes.
As autoridades envolvidas acordaram realizar, a partir de 2018, uma Campanha de Inspecção Concentrada, com especial foco no cumprimento da regulamentação sobre o teor de enxofre dos combustíveis, de acordo com os memorandos de entendimento de Paris e de Tóquio.
A cooperação entre as autoridades de “Port State Control” torna-se mais premente após a IMO (Organização Marítima Internacional) ter definido, há poucos dias, que a partir de 2020 todos os navios em circulação, à escala mundial, terão de cumprir um limite de teor de enxofre nos combustíveis de 0,5%, contra os 3,5% actuais. Na prática, haverá uma generalização das zonas SECA, onde já é aquele o limite.
“Atingimos dois importantes resultados. Primeiro, em todo o mundo haverá um foco ainda maior sobre se os navios cumprem os limites de enxofre. Segundo, é um forte sinal que tantas autoridades estatais de controlo portuário dão de união de forças para a melhoria da aplicação das disposições relativas ao enxofre através das fronteiras”, indica, citado em comunicado, Peter Krog-Meyer, conselheiro sénior da Autoridade Marítima da Dinamarca.