Os Estaleiros Navais de Peniche impugnaram a decisão da Transtejo de comprar dez ferries eléctricos aos espanhóis Astilleros Gondán.
Os Estaleiros Navais de Peniche (ENP) impugnaram o concurso da Transtejo relativo à compra de ferries elétricos para as ligações entre Lisboa e a margem sul, considerando a solução vencedora ambiental e economicamente mais prejudicial e com riscos de acidente elétrico.
Em causa estará “o sistema de carregamento manual” das baterias dos navios, proposto pelo estaleiro espanhol, contra o “sistema de carregamento totalmente automático” proposto pela empresa portuguesa. Os ENP sustentam que o “risco potencial de um acidente eléctrico que afecte funcionários e passageiros é maior” num sistema manual, pelo que, “em face das potências eléctricas consideradas, não é difícil de imaginar os riscos que estão inerentes ao manuseamento de cabos rígidos e pesados, por parte do pessoal da Transtejo, muitas vezes em situação de instabilidade climatérica”.
Questionada pela “Lusa”, a Transtejo respondeu que a Astilleros Gondán.apresenta uma solução “que já está a ser usada há alguns anos nos países do Norte da Europa, pelo que não se conhecem quaisquer riscos”, recusando “qualquer problema de segurança para trabalhadores ou passageiros.
A Transtejo lamentou que os ENP estejam a “atrasar e difamar uma opção para a qual apresentaram uma solução totalmente equivalente, mas muito mais cara, causando um enorme prejuízo à empresa e ao serviço público”. A empresa informou que já apresentou contestação a requerer o levantamento da suspensão, não prevendo por isso “atrasos no cronograma de execução do fornecimento”.
Para os Estaleiros de Peniche, a proposta vencedora “apresenta diversos problemas técnicos e falhas”, ao apontar para “um consumo energético superior em 66% ao do navio dos ENP” e implicar a “aquisição de baterias mais caras, com um custo superior a 7,5 ME”, elevando para os 66,8 ME o custo total dos navios, contra os 64,4 ME dos portugueses.
Em meados de Outubro, a Transtejo adjudicou ao estaleiro espanhol Astilleros Gondán o forneciimento de dez navios totalmente eléctricos, a partir de 2022, para as ligações entre Lisboa e a margem sul do Tejo.
.A adjudicação foi feita de acordo com o critério da proposta economicamente mais vantajosa, tendo em conta três factores-chave de avaliação: valia técnica dos navios (peso de 45%), preço de aquisição (40%) e prazo de entrega (15%).