Terça-feira, Abril 13, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    Voar longo curso em low cost, eu levo os amendoins

    O que é um Porto?

    A licença social para operar e expandir um porto enquanto vantagem competitiva

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A inércia que gera inércia

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Pedro Galveia

    Combustíveis marítimos e descarbonização – Incertezas

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a JUL

  • ENTREVISTAS
    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Pedro Polónio, Presidente da ANTRAM

    Entrevista a Pedro Polónio (ANTRAM)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    Voar longo curso em low cost, eu levo os amendoins

    O que é um Porto?

    A licença social para operar e expandir um porto enquanto vantagem competitiva

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A inércia que gera inércia

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Pedro Galveia

    Combustíveis marítimos e descarbonização – Incertezas

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a JUL

  • ENTREVISTAS
    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Pedro Polónio, Presidente da ANTRAM

    Entrevista a Pedro Polónio (ANTRAM)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Marítimo

Estivadores de Lisboa voltam à greve dia 20

por T&N
06/04/2016
em Marítimo, Notícias
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Goradas as negociações de um novo CCT, o porto de Lisboa está de novo sob ameaça de greve. O sindicato dos trabalhadores portuários já apresentou um novo pré-aviso, para vigorar a partir do próximo dia 20.

Porto de Lisboa

A nova paralisação iniciar-se-á às 0 horas do dia 20 e prolongar-se-á até às 8 horas do dia 5 de Maio. No essencial, os termos da greve mantêm-se iguais às de acções anteriores, isto é, os trabalhadores portuários recusar-se-ão a trabalhar sempre que nas operações de movimentação das cargas intervenham pessoas consideradas estranhas à profissão, ou transportadores rodoviários de mercadorias, e bem assim em situações em que os trabalhadores sejam colocados a desempenhar tarefas de categoria profissional inferior, ou em número inferior ao considerado indicado, etc..

No extenso comunicado em que anuncia o novo pré-aviso de greve, o sindicato liderado por António Mariano não poupa nas críticas aos operadores portuários e ao seu alegado comportamento nas negociações do novo CCT promovidas sob a égide do Ministério do Mar.

Para o sindicato, os operadores portuários recusaram por sistema todas as propostas apresentadas pelos representantes dos trabalhadores portuários e apostaram na degradação das condições de trabalho e no corte – considerado gigantesco – dos salários. O sindicato refere a propósito ter proposto uma redução da massa salarial global do porto de Lisboa na ordem dois dois milhões de euros/ano, e ter aceite a criação de dois novos níveis salariais mais baixos, “com reduções de cerca de 20% e 40%”.

Denunciado é também o facto de não se ter concretizado a integração no quadro de efectivos de 26 trabalhadores, prevista no Acordo de Paz Social assinado entre as partes.

No comunicado, o sindicato dos trabalhadores portuários insurge-se ainda contra o acordo sobre um novo CCT obtido entre os operadores portuários e o sindicato da Porlis, e garante que o mesmo sindicato estará já em fase de extinção por iniciativa dos próprios associados.

Agepor apela a que os trabalhadores “acordem”

” Revoltada” com o novo pré-aviso de greve, a associação dos agentes de navegação (Agepor) emitiu um comunicado no qual “expressa a sua indignação e condena a continuação do atentado ao porto de Lisboa”.

“Esta greve e este processo não servem os interesses dos trabalhadores. Trabalhadores acordem! Não é só o porto que morre é também o vosso trabalho! São os vossos postos de trabalho!”, clama a associação liderada por Rui d’Orey, num tom dramático, dir-se-ia desesperado.

No curto comunicado, a Agepor insiste na necessidade de um acordo que trave o declínio do porto de Lisboa e remata questionando, uma vez mais, “a quem serve esta greve?”.

Setúbal cada vez mais perto

De acordo com os últimos dados divulgados pela Autoridade da Mobilidade e Transportes (AMT), nos dois primeiros meses do ano, sem greve, o porto de Lisboa perdeu mais quase 12% das cargas e ficou-se pelos 1,5 milhões de toneladas.

Apesar de ter recuado também 2% em termos homólogos, o porto de Setúbal movimentou, por seu turno, 1,2 milhões de toneladas.

No movimento de contentores, ainda que a escalas diferentes, Lisboa perdeu 20% enquanto Setúbal ganhou 35%.

A actividade do porto da capital está, assim, ao nível mais baixo dos últimos dez anos.

Notícias Relacionadas

Sotagus faz “transhipment” de carga geral
Marítimo

Sotagus faz “transhipment” de carga geral

1 de Abril, 2021
PSA e Antuérpia renovam terminal Europa
Marítimo

PSA e Antuérpia renovam terminal Europa

16 de Março, 2021
Silopor Trafaria movimenta mais de 100 mil toneladas
Marítimo

Silopor Trafaria movimenta mais de 100 mil toneladas

11 de Março, 2021
A seguir
K+N, Panalpina e Bosch juntam-se à Schenker contra cartel da carga aérea

IATA: carga aérea "afunda" em Fevereiro

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

            

+ Recentes

Viana do Castelo repete abastecimento de GNL

Viana do Castelo repete abastecimento de GNL

12 de Abril, 2021
ETE renovou passadiços do Terreiro do Paço

ETE renovou passadiços do Terreiro do Paço

12 de Abril, 2021
3 Meses de Brexit

3 Meses de Brexit

12 de Abril, 2021
World Voyager estreia-se nas Canárias

World Voyager estreia-se nas Canárias

12 de Abril, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist