O sindicato dos estivadores SEAL anunciou hoje um novo pré-aviso de greve nos portos de Lisboa e Setúbal, prolongando a paralisação até 13 de Abril.
Afinal, a greve dos estivadores de Lisboa, iniciada a 19 de Fevereiro, já não vai terminar a 30 de Março. O SEAL anunciou hoje nova paralisação total, entre 30 de Março e 13 de Abril.
No caso do porto de Setúbal, a greve também se prolongará até 13 de Abril, mas será parcial e variará consoante os operadores portuários. Nos casos da Tersado e da Setefrete, haverá recusa à prestação de trabalho suplementar às segundas, quartas e sextas-feiras. No caso da Sadoport, a paralisação acontecerá aos dias úteis, entre as 10 e as 11, as 15 e as 16 e as 22 e as 23 horas.
Como fundamentos para a nova paralisação, o SEAL mantém o essencial das acusações. Particularmente visado é o Grupo Yilport e o seu administrador Diogo Marecos. Mas também o Grupo TMB e, em menor extensão, o Grupo ETE são visados.
A não extinção da Porlis, o atraso no pagamento dos salários, o incumprimentos dos aumentos salariais, a criação pelo Grupo ETE de uma empresa de trabalho portuário e a insolvência da A-ETPL são argumentos invocados no pré-aviso.
O pré-aviso da greve pode ser consultado aqui.
A Ylport, concessionária em Alcântara na Liscont deve estar pensar entregar o seu negócio ao Estado que só assiste à pouca vergonha das greves SEAL há tantos anos felizmente recupera no terminal de Leixões