A Estradas de Portugal (EP) já adjudicou as três empreitadas de conclusão da A4, incluindo o túnel do Marão. As obras deverão iniciar-se em Setembro para ficarem concluídas dentro de 20 meses.
Juntas, as três obras representarão um investimento de 146,4 milhões de euros. Menos 57,6 milhões que o valor global considerado aquando do lançamento dos concursos, no final de Fevereiro passado.
A obra mais cara será a conclusão do túnel do Marão. Custará 88 milhões de euros, demorará 518 dias e será executada por duas empresas do grupo Teixeira Duarte.
A construção da ligação da A4-Nó do IP4 ao túnel do Marão (dez quilómetros) foi adjudicada à Opway, por 29,5 milhões de euros.
Já a ligação do túnel do Marão a Parada de Cunhos (dez quilómetros) será construída pelo consórcio Ferrovial Agroman / Lena Engenharia e Construções, por 28 milhões de euros.
A construção da Auto-estrada do Marão parou a 27 de Junho de 2011 e, dois anos depois, a obra foi resgatada pelo Estado, que invocou justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária.
A Somague, que liderava o consórcio responsável pela construção da auto-estrada, refutou e disse ter sido a própria concessionária, e não o Estado, a rescindir o contrato “por incumprimentos vários do concedente”.
A continuação da A4 de Amarante até à fronteira em Bragança está a ser realizada em duas empreitadas, conhecidas como a Auto-estrada do Marão, até Vila Real, e a Auto-estrada Transmontana, até Bragança.
A Transmontana está concluída há um ano, enquanto as obras do Marão entraram num impasse.