A NTV, o primeiro operador privado de Alta Velocidade, anunciou o adiamento do início das operações em Itália, por causa de dificuldades na certificação dos AGV da Alstom.
Em Bruxelas, numa conferência sobre o futuro do transporte ferroviário na Europa, Giuseppe Bonollo, director de vendas e marketing da NTV, disse que o arranque do serviço deverá agora acontecer no final do Outono, apontando-se para Novembro.
Só no mês passado é que a NTV recebeu o primeiro AGV para realizar os testes necessários à certificação pelas autoridades italianas. Mas esta composição não está ainda “mobilada” no interior, pelo que, na prática, será muito provavelmente a última a entrar ao serviço comercial.
O primeiro comboio completo, de uma encomenda de 25, deverá ser entregue pelo construtor francês em Maio próximo, seguindo-se os restantes veículos até ao final do ano. Far-se-á assim o treino dos maquinistas e pessoal de bordo.
A operação da NTV iniciar-se-á com cinco ligações diárias entre Milão e Nápoles, acrescentou o director de marketing da companhia.
O AGV pode transportar 460 passageiros a 330 km/hora.