Domingo, Abril 2, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Estudo sustenta viabilidade de um hub na Praia da Vitória

por T&N
26/01/2018
em Uncategorized
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Um estudo encomendado pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), hoje revelado, defende a viabilidade económica e técnica de uma plataforma logística internacional no porto da Praia da Vitória, nos Açores.

“É viável não só economicamente, como tecnicamente. A baía tem uma posição geoestratégica fantástica, tecnicamente acolhe muito bem este tipo de função e de obra, o investimento é verdadeiramente baixo, muito interessante para criar um hub muito competitivo”, adiantou, em declarações aos jornalistas, Ricardo Félix, presidente da Logistema – que desenvolveu o projecto -, à margem de uma conferência, organizada pela CCAH, hoje, na Praia da Vitória.

Há mais de uma década que a empresa Logistema, contratada pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, estuda as potencialidades do Porto da Praia da Vitória, primeiro como terminal de cargas a nível regional e, desde 2011, como hub internacional.

O objectivo é ter na ilha Terceira, nos Açores, um ponto de carga e descarga de mercadorias, por via marítima, permitindo encurtar as distâncias percorridas pelos navios que cruzam o Atlântico, entre a Europa e a América, e garantir a fiabilidade do tempo de trânsito.

Concluídos os estudos geotécnicos e físicos, Ricardo Félix garantiu que não só “há viabilidade técnica e económica”, como o porto se apresenta atractivo, em comparação com outras soluções existentes actualmente no mercado.

Segundo o presidente da Logistema, o projecto prevê um investimento na ordem dos 200 milhões de euros, com possibilidade de acesso a fundos comunitários, quando o normal num porto deste género é o investimento ser superior a 300 milhões de euros.

“Este é um porto barato, não só na construção, como na manutenção, porque não tem necessidade de grandes dragagens”, apontou.

Dois ou três interessados na concessão

A ideia, defendida há vários anos, ainda não saiu do papel, mas Sandro Paim, presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, disse, na conferência, que já contactou vários armadores e investidores que se mostraram interessados no projecto.

“Sendo aberto um concurso público [para a concessão da gestão do porto da Praia da Vitória] que tenha em conta o modelo apresentado, no mínimo irão aparecer dois a três investidores interessados em explorar esta vertente por 30 anos”, salientou.

O único obstáculo à criação da plataforma logística na Praia da Vitória, na opinião do presidente da Logistema, é o facto de ser “a base de serviço de novo”.

“Vai exigir um esforço grande, quer do ponto de vista da formação das pessoas, quer do ponto de vista do desenvolvimento das condições objectivas para acolher este investimento, mas os Açores, neste momento, têm todas as condições para o poder fazer”, frisou.

Ricardo Félix considerou, ainda, que “os Açores não dispõem, em mais nenhuma ilha, nem em nenhuma outra localização, das condições que permitem fazer este terminal”.

Mais do que a criação de 300 postos de trabalho directos qualificados, previstos no projecto, a principal mais-valia deste hub logístico reside, segundo Ricardo Félix, no aumento de frequências de navios de carga e na conectividade dos Açores com portos internacionais.

“O que procuramos é, através deste terminal, criar serviços que permitam puxar pelo desenvolvimento económico dos Açores”, salientou.

Segundo Ricardo Félix, o projeto prevê que o porto da Praia da Vitória possa receber navios até 14 mil TEU, mas deverá ser mais atrativo aos de 4 mil TEU, permitindo uma maior taxa de ocupação, com descarga num único porto.

A “Conferência do Mar”, organizada pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, discute ao longo do dia de hoje as potencialidades da baía da Praia da Vitória, incluindo ainda a criação de um entreposto de gás natural liquefeito (GNL) e de um cais de cruzeiros.

Notícias Relacionadas

Açores alarga concessões portuárias até aos 75 anos
Marítimo

Terminal da Praia da Vitória avança em 6 meses

28/06/2019
Estudo sustenta viabilidade de um hub na Praia da Vitória
Marítimo

Acordo na Praia da Vitória acaba com greve dos estivadores

26/01/2019
A seguir
Leixões com recorde semestral nos cruzeiros

Leixões com recorde de mais de 120 mil passageiros em 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Navios emitem 3,7% do CO2 da UE

e-Metanol aumentará factura do combustível em 340%

31/03/2023
Groundforce: ministro faz queixa do privado

Groundforce renova certificação ISAGO

31/03/2023
“Magalhães” junta Medway e Renfe

Medway subscreve urgência da aposta na ferrovia

30/03/2023
Comunidade Portuária de Lisboa aposta no Mediterrâneo

Comunidade Portuária de Lisboa aposta no Mediterrâneo

30/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist