O objectivo da IATA de eliminar as AWB em papel ficou agora bem mais perto de ser atingido, com a decisão da maior economia mundial de aceitar a e-AWB, à exportação e à importação.
A decisão da Customs and Border Protection (CBP) dos EUA tem efeitos imediatos, admitindo-se as excepções usuais nestes processos.
A IATA, pela voz do seu director-geral e CEO, Tony Tyler, saudou a decisão norte-americana. A associação internacional das companhias aéreas sustenta que a e-AWB reduz os custos processuais, evita atrasos na movimentação das mercadorias, garante a exactidão dos dados da AWB e permite o acesso à informação em tempo real. Vantagens que beneficiam os donos das cargas, as autoridades, as companhias aéreas, os transitários e os operadores de handling, acrescenta.
A AWB é um dos 30 documentos em papel que tradicionalmente acompanha cada mercadoria enviada por carga aérea. Papelada que, num ano, chegaria para encher 80 cargueiros B747.
O programa de acção da IATA prevê a redução em 15% das AWB em papel até ao final do ano corrente, e a sua eliminação pura e simples até ao final de 2014.