Os EUA vão cumprir com as novas regras da Convenção SOLAS relativas à pesagem dos contentores antes de embarque e não precisam de fazer nada para isso, garante a Guarda Costeira norte-americana.
Numa carta enviada à Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês), a Guarda Costeira sustenta que a actual regulamentação em vigor nos Estados Unidos relativa à pesagem dos contentores marítimos antes de embarque é equivalente à prevista pela Convenção SOLAS e que entra em vigor a 1 de Julho próximo.
“Esta equivalência reconhece a relação comercial dinâmica e flexível entre as diversas entidades na cadeia de exportação e oferece flexibilidade a essas entidades para chegarem a acordos sobre como assegurarem o cumprimento das normas SOLAS”, refere a missiva.
A menos de dois meses da entrada em vigor das novas regras, apenas 10% dos países terão emitido “guidelines” sobre os procedimentos a adoptar para cumprir com a verificação do peso bruto dos contentores. E entre os que o fizeram não há uma harmonização de procedimentos.
No caso dos EUA, a avaliar pela missiva dirigida à IMO, o entendimento será de que não é precisa mais legislação, ou sequer guidelines, deixando-se ao mercado a adaptação dos procedimentos que se considerem necessários ao cumprimento das novas regras.