Estivadores e operadores portuários vão retomar as negociações tentando evitar a paralisação dos portos da Costa Leste e Golfo dos EUA a partir de dia 15.
A Associação Internacional de Estivadores (ILA. na sigla em Inglês) e Aliança Marítima dos Estados Unidos (USMX) anunciaram para o próximo dia 7 a retoma das negociações do novo contrato de trabalho dos estivadores dos portos da Costa Leste e do Golfo.
A uma semana do termo do prolongamento do contrato acordado em Outubro passado, as duas partes tentarão evitar uma nova paralisação, ainda que as posições estejam extremadas no concernente à automatização das operações.
Em Outubro, uma paralisação dos estivadores foi interrompida ao cabo de três dias mercê do acordo sobre a valorização dos salários. Mas a discussão sobre a automatização dos terminais de contentores ficou adiada, e motivou o afastamento do ILA das negociações logo em Novembro.
O ILA acusa os operadores portuários de quererem eliminar postos de trabalho, enquanto a USMX insiste em que a semi-automatização é imprescindível para melhorar a eficiência e a competitividade dos portos dos EUA, ajudando, no final, a aumentar o número de empregos.
Donald Trump, presidente eleito dos EUA, reuniu entretanto com o presidente do ILA e deu seu apoio à causa dos estivadores.
Apesar do anúncio da retoma das negociações, os operadores de shipping de contentores preparam-se para uma nova greve nos portos norte-americanos. A Hapag-Lloyd e outros já anunciaram a cobrança de sobretaxas, e a Maersk instou os seus clientes a retirarem os seus contentores cheios dos portos ameaçados pela greve antes do seu eclodir.
A ILA representa cerca de 45 mil estivadores nos EUA.