A Comissão Marítima Federal (FMC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos pediu informações adicionais sobre os planos da Ocean Alliance, antes de decidir sobre a sua aprovação ou rejeição.
A “luz verde” das autoridades norte-americanas é imprescindível ao início das operações da Ocean Alliance, previsto para Abril de 2017.
O pedido de mais informações faz parar o prazo de que a FMC dispõe para decidir mas não deverá colocar em causa o cumprimento do calendário previsto pela CMA CGM (com a APL), Cosco, Evergreen e OOCL.
Em declarações publicadas, William Doyle, um dos comissários da FMC, justificou o pedido de informações adicionais com dúvidas sobre questões de concorrência que afectam as pequenas empresas, os clientes e os fornecedores da nova aliança. Em suma, pretende-se que não haja lugar a abusos de posição dominante.
A Ocean Alliance anunciou a intenção de operar com navios de 18 000 / 20 000 TEU no trans-Pacífico, além de lançar o maior network “all-water” entre o trans-Pacífico e os portos do Golfo e da Costa Leste dos EUA.