A Administração Trump quer taxar os operadores marítimos chineses e aqueles que, não o sendo, utilizam ou têm encomendados navios “made in China”.
Para já ainda se trata apenas de uma proposta para discussão pública. Mas se for para a frente, os operadores chineses e aqueles que utilizem navios construídos nos estaleiros chineses, ou tenham ali encomendas novas construções ficarão sujeitas a tarifas milionárias em cada escala nos portos dos EUA.
Por exemplo, prevê-se que os navios de operadores chineses paguem um milhão de dólares por escala nos portos dos EUA. Já os operadores internacionais poderão ter de pagar também um milhão de dólares/escala no caso de as suas frotas serem constituídas maioritariamente por navios construídos na China. E os que tiverem em estaleiros chineses mais de 50% das encomendas de navios para os próximos 24 meses igualmente pagarão um milhão de dólares.
Mas os exemplos não ficam por aqui. A proposta prevê ainda a reserva de uma percentagem crescente das exportações norte-americanas para serem transportadas em navios operados por empresas dos “States” (1% de imediato (se/quando as novas regras entrarem em vigor), 3% ao cabo de dois anos, 5% em três anos, 15% em sete anos) e com navios construídos nos EUA (3% ao cabo de três anos, 5% ao cabo de sete anos).
A ideia é, claro, favorecer o desenvolvimento dos operadores marítimos norte-americanos (com pouca expressão no mercado mundial, desde logo no shipping de contentores) e também dos estaleiros navais do país. Resta saber a que preço…
O período de discussão pública da proposta decorre atá ao final do Março.